Kia K3 Hatchback: O Sucessor do Rio Revelado
No último mês de agosto, a Kia apresentou o modelo K3 na versão sedã, e agora revelou a variante Kia K3 Hatchback o sucessor do Rio em diversos mercados globais. O Kia K3 será fabricado no México e suas vendas estão programadas para começar no próximo ano.
Design
O design do veículo, nomeado pela Kia como “Opposites United”, integra faróis estreitos à grade, com LEDs que se estendem sobre o para-choque, criando um visual coeso. Na parte traseira, o destaque recai sobre a tampa do porta-malas, de formato reto, cruzada por lanternas interligadas. A versão GT-Line, retratada nas imagens, se distingue por rodas de 17 polegadas, antena tipo barbatana de tubarão, saída dupla de escapamento e outros detalhes.
O interior chama a atenção pela fusão do quadro de instrumentos com a tela de entretenimento de 10,25 polegadas, criando uma única peça harmoniosa. O volante é inspirado no elétrico EV6, com um painel minimalista de linhas horizontais. Quanto aos recursos, o Kia K3 oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio, portas USB tipo C, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, sistema de estabilidade (ESP), sistemas de frenagem automática e detector de pontos cegos.
Sob o capô, tudo indica que o K3 hatchback seguirá o sedã, com motores aspirados de 1.6 litro e 125 cv (semelhante ao do antigo Rio) e 2.0 litros também aspirado e com 154 cv. A transmissão pode ser manual ou automática, ambas com 6 marchas. Para mercados de exportação, haverá ainda uma opção de motor 1.4 litro.
- Hyptec SSR Hipercarro Elétrico da GAC
- VinFast VF3
- BYD Seal 2025 com LiDAR
- Novo Kia Sportage 2025
- Renault brilha na Europa em junho
Medidas
Em termos de dimensões, o K3 possui 4.295 mm de comprimento, 1.495 mm de altura e 1.765 mm de largura. O porta-malas oferece capacidade para 390 litros. Para efeito de comparação, o Rio vendido no Brasil tinha 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura.
A produção será concentrada na fábrica mexicana de Nuevo León, que também era a origem dos modelos Rio e Cerato vendidos no Brasil. Resta saber se a Kia tem planos de lançar o K3 (seja na versão sedã ou hatch) no mercado brasileiro, onde competiria com veículos como o Volkswagen Polo/Virtus, Honda City, Toyota Yaris e outros.
Saiba mais em Loucos por Motores: Lançamentos