A fabricante chinesa GWM está se preparando para lançar uma picape média com um sistema híbrido inovador da submarca Poer em 2024, produzida em Iracemápolis (SP). O que torna este lançamento particularmente interessante no segmento de picapes.
Oswaldo Ramos, COO da GWM no Brasil, compartilhou essa novidade durante uma apresentação recente da empresa. Quando questionado se a picape Poer seria híbrida normal ou plug-in, ele surpreendeu ao afirmar que será uma picape flex e híbrida. O executivo descreveu essa tecnologia como inovadora e disruptiva, destacando que ela não se assemelha a nenhum sistema híbrido existente no mercado de picapes em todo o mundo.
Tecnologia
Embora os detalhes específicos sobre essa tecnologia sejam mantidos em segredo, é possível que a GWM esteja explorando a tecnologia Hi4, uma evolução do sistema DHT que utiliza três motores conectados, incluindo motores elétricos em ambos os eixos e uma unidade a combustão na dianteira. Esse sistema inteligente gerencia o motor ideal para o desempenho máximo com o menor consumo de combustível ou energia.
- Hyptec SSR Hipercarro Elétrico da GAC
- VinFast VF3
- BYD Seal 2025 com LiDAR
- Novo Kia Sportage 2025
- Renault brilha na Europa em junho
Uma possibilidade é que seja a tecnologia chamada Hi4, apresentada em maio na China como uma evolução do sistema DHT usado atualmente. O nome vem de Hybrid Intelligent 4WD, utilizando três motores conectados, com um elétrico em cada eixo e uma unidade a combustão no dianteiro. Um sistema de gerenciamento busca qual é o motor ideal para o momento, escolhendo o que vai entregar o melhor desempenho gastando o mínimo de combustível ou energia. E, caso esteja usando o motor elétrico, a unidade a gasolina pode funcionar como um gerador para abastecer as baterias.
Autonomia
A autonomia elétrica é de 100 km, e a potência combinada pode chegar a impressionantes 462 cv, tornando esse sistema uma inovação significativa no mercado de picapes. A GWM já introduziu essa tecnologia em veículos como o SUV Xiaolong MAX na China.
Tecnologia em dúvida
Ainda não se sabe se essa tecnologia estará disponível no mercado brasileiro no lançamento da picape Poer ou em um futuro SUV Tank, mas fica claro que a GWM está comprometida em oferecer tecnologias de ponta para seus veículos. De acordo com Ramos, a empresa prioriza a qualidade e a inovação, e está disposta a esperar para lançar a tecnologia mais avançada e a melhor possível.
À medida que a matriz da GWM planeja equipar todos os seus veículos com essa tecnologia a partir de 2024, é provável que em breve vejamos essa inovação chegar ao mercado brasileiro, proporcionando uma experiência de condução mais eficiente e sustentável.
Saiba mais em Loucos por Motores: Picapes