Nissan Ariya pode vir para o Brasil, mas sem previsão
Em Tóquio, Nissan falou em lançar o SUV elétrico no país, mas ainda não tem uma data oficial
O mercado brasileiro aguarda ansiosamente a chegada do Nissan Ariya, um SUV elétrico que foi apresentado globalmente há mais de três anos. Embora haja intenções declaradas por parte da montadora japonesa de introduzir o veículo no mercado brasileiro, a falta de uma data oficial de lançamento ou mesmo uma previsão concreta de quando isso ocorrerá permanece uma incógnita.
Galeria: Nissan Ariya E-4ORCE
- Hyptec SSR Hipercarro Elétrico da GAC
- VinFast VF3
- BYD Seal 2025 com LiDAR
- Novo Kia Sportage 2025
- Renault brilha na Europa em junho
Design
O Nissan Ariya, com seu amplo porte, superando até mesmo o Nissan Kicks e o Qashqai, ostenta dimensões notáveis, com 4.645 mm de comprimento e um entre-eixos generoso de 2.776 mm, o que resulta em um espaço interno impressionante. Seu interior reflete modernidade e simplicidade, com destaque para um painel equipado com duas telas de 12,3 polegadas cada, que abrangem as funções de entretenimento e o quadro de instrumentos. A abordagem minimalista é notável, com poucos botões, já que a maioria das funções é configurada na tela e comandada por voz. Os bancos, que incorporam a tecnologia ‘gravidade zero’, contribuem para uma experiência de condução ergonômica.
O Nissan Ariya está equipado com recursos avançados, incluindo o Nissan Intelligent Mobility, o sistema de assistência ao motorista ProPILOT Assist 2.0 e o e-Pedal. Além disso, o pacote Nissan Safety Shield 360 oferece uma variedade de tecnologias de segurança. A interação com o veículo é simplificada por meio de comandos de voz, e o Ariya também inclui a assistente virtual Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar suas tarefas.
Plataforma
O modelo repousa sobre a plataforma CMF-EV, compartilhada com o Renault Megane E-Tech, e está disponível em duas configurações de propulsão. A primeira opção é equipada com um motor elétrico de 160 kW (217 cv) e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto a segunda configuração oferece duas unidades elétricas, resultando em um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm de torque, com tração integral e-4FORCE.
Baterias
A escolha da bateria oferece duas opções: 63 kWh ou 87 kWh. A autonomia varia de 403 km a 525 km na versão de tração dianteira, dependendo da bateria selecionada. Já na versão com tração integral, a autonomia atinge 493 km com a bateria maior, de acordo com o ciclo WLTP. O Nissan Ariya promete não apenas uma experiência de direção eletrificada, mas também uma combinação de desempenho e eficiência que o coloca como um forte candidato no mercado de veículos elétricos.
Saiba mais em Loucos por Motores: Elétricos