Stellantis Redução de Custos

Você sabia que a Stellantis, dona de marcas como Fiat e Jeep, está pensando em fazer seus próprios componentes para carros elétricos? Sim, é verdade! O CEO Carlos Tavares falou sobre isso e parece que a ideia é competir forte com as marcas chinesas, que estão abalando o mercado com preços mais baixos. Vamos entender essa história juntos!
Stellantis e a Estratégia de Custos

Tavares, o grande chefe da Stellantis, disse algo muito importante: “Se os fornecedores não acompanham o ritmo, a gente faz sozinho!”. E isso faz total sentido, né? Eles querem cortar custos e produzir carros elétricos mais baratos. Afinal, quem não quer um carro elétrico bacana e mais acessível?
A Pressão Chinesa
A coisa tá ficando séria! Os carros elétricos chineses, como o BYD Seagull, estão chegando com tudo e custando menos de 20 mil euros (ou cerca de R$ 115 mil). Com isso, as montadoras europeias, como a Stellantis, precisam se mexer para não ficarem para trás. Então, se eles puderem fazer tudo “em casa”, fica mais fácil controlar os preços.
E a Europa?

A demanda por carros elétricos na Europa deu uma esfriada. Os empréstimos estão caros, a economia tá meio devagar e os subsídios diminuíram. Por isso, a Stellantis e outras montadoras estão buscando maneiras de reduzir custos e continuar competindo. Eles precisam de carros elétricos que caibam no nosso bolso!
- Hyptec SSR Hipercarro Elétrico da GAC
- VinFast VF3
- BYD Seal 2025 com LiDAR
- Novo Kia Sportage 2025
- Renault brilha na Europa em junho
Parcerias e Mudanças
Apesar de elogiar a Valeo, um de seus fornecedores, por manter os custos sob controle, a Stellantis está revendo suas parcerias com várias empresas, como Continental, Magna International e outras. Eles querem garantir que todos estejam na mesma página quando o assunto é custo e eficiência.
Fábrica de Melfi e Futuro
A fábrica de Melfi, na Itália, está melhorando em produtividade e qualidade, segundo Tavares. Mesmo com cortes de empregos, as negociações com os sindicatos italianos têm sido positivas. E olha só, a Stellantis apoia a meta do governo italiano de produzir 1 milhão de carros, mas só se tiver 1 milhão de compradores!
O Desafio das Montadoras
A decisão de fabricar componentes internamente é uma resposta à pressão para reduzir custos e continuar competitiva. As mudanças precisam ser rápidas e eficazes para que as marcas europeias consigam competir de igual para igual com as chinesas. O desafio é gigante, mas a Stellantis parece estar pronta para enfrentá-lo!
E aí, curtiu saber mais sobre os planos da Stellantis? A gente aqui do Loucos por Motores está de olho em tudo para trazer as melhores novidades para você! Fique ligado e vamos acelerar juntos nessa jornada!
Fonte: Automotive News